Surpreendente número de cancelamentos de certificados de registro de armas vem ocorrendo desde 2019
A liberdade para que os cidadãos pudessem possuir armas de fogo foi uma das principais bandeiras do governo passado. Entretanto, o número de cancelamentos do direito de possuir armas para Certificado de Registro para colecionamento, tiro desportivo e caça (CACs) tem crescido nos últimos anos. Desde 2019 até abril de 2024 o próprio Exército Brasileiro já cancelou mais de 60 mil autorizações.
Um documento emitido pelo Exército em resposta a pedido de informações mostra que só nos primeiros 16 meses do governo Lula mais de 23 mil certificados foram cancelados. Entretanto, os dados revelam que no primeiro ano do governo Bolsonaro os cancelamentos passaram de 29 mil.
A 2ª Região Militar, que abrange o estado de São Paulo, foi a área onde ocorreu o maior número de cancelamentos de Certificados de Registros de Armas de Fogo. Em 2019 na região foi realizado o cancelamento formal pelo Exército Brasileiro de 22.635 registros e em 2023, já sob o comando do General Tomás Miguel Miné, foram 8.495 cancelamentos.
Fonte e foto: Sociedade Militar