Biden deu permissão para Ucrânia atacar território russo com armas dos EUA, diz site

O presidente russo, Vladimir Putin, alertou sobre a ameaça de um conflito global se os aliados ocidentais de Kiev permitirem o uso de armas que eles forneceram para atacar o território russo

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deu permissão secreta à Ucrânia para atacar o território da Rússia com armas norte-americanas, publicou o site Politico nesta quinta-feira, citando uma autoridade norte-americana e duas outras pessoas familiarizadas com o assunto.

“O presidente recentemente orientou sua equipe a garantir que a Ucrânia possa usar armas americanas para fins de contra-ataque em Kharkiv (próxima da fronteira com a Rússia), para que a Ucrânia possa revidar as forças russas que a atingem ou se preparam para atingi-la”, informou o site, citando um funcionário dos EUA que acrescentou que a política de permitir ataques de longo alcance dentro da Rússia “não mudou”.

A matéria do politico não informa quando Biden deu a permissão. O presidente russo, Vladimir Putin, alertou sobre a ameaça de um conflito global se os aliados ocidentais de Kiev permitirem o uso de armas que eles forneceram para atacar o território russo, algo que o governo da Ucrânia está pedindo aos seus parceiros que permitam.

Os EUA disseram que não incentivam nem permitem o uso de armas norte-americanas para ataques diretos à Rússia, mas o Secretário de Estado, Antony Blinken, quando perguntado sobre a posição atual de Washington sobre o assunto, disse na quarta-feira que o governo vai “ajustar e adaptar”.

Fonte: Infomoney

Foto: Nathan Howard/Reuters

artigos relacionados

categorias

conteúdo exclusivo

Redes