Canik: liderança e tecnologia inovadora em armas de fogo 

Diretora e representante da Canik na Turquia, Nadia Didem Aral fala sobre a gestão da marca reconhecida internacionalmente e detalha sua atuação no Brasil 

Há mais de 20 anos com destaque no mercado mundial, a fabricante turca Canik produz, atualmente, armamentos tecnológicos capazes de atender todas as áreas que necessitam de arma de fogo, fornecendo ao operador versatilidade no seu dia a dia. 

No Brasil, a Canik juntamente com a Companhia Brasileira de Armas (CBA) oferece design inovador em seus equipamentos, além do que há de melhor em matéria-prima, funcionamento e ergonomia, levando simplicidade e facilidade no uso de suas pistolas. 

Com o slogan “Somos muito mais que uma empresa, somos transformação!”, a instituição oferta ainda produtos inovadores, serviços de qualidade e soluções inteligentes na indústria de armas de fogo. Além disso, investe em fontes humanas treinadas que projetam, desenvolvem e produzem os produtos, serviços e soluções do futuro com processos inteligentes altamente eficientes na indústria de armas de fogo e defesa.

Presente durante o evento Shot Show, realizado em janeiro de 2024, em Las Vegas, nos Estados Unidos, a diretora e representante da Canik na Turquia, Nadia Didem Aral, concedeu uma entrevista exclusiva à Triggers Magazine e contou um pouco mais sobre sua trajetória profissional e sua gestão à frente da marca, além de dar detalhes sobre a expansão dos projetos no Brasil.  

  1. Desde quando você está à frente da Canik como diretora executiva da marca na Turquia? Conte um pouco de sua trajetória profissional dentro da empresa.

Durante toda a minha formação universitária, passei todas as férias de verão como estagiária nos departamentos de comércio exterior de empresas exportadoras e líderes que atuam em diversos setores. Essas experiências valiosas me prepararam para a vida empresarial e para a cultura corporativa. Assim, ao formar-me, ingressei na vida empresarial sem perder tempo com o processo de adaptação, pois já conhecia o meio. 

Comecei minha vida profissional como especialista em comércio exterior em uma empresa global fabricante de matérias-primas plásticas com sede na Bélgica. Hoje, considero essa oportunidade de trabalho e as experiências de oito anos como a escola da minha carreira.

Na Canik, iniciei minha jornada há 12 anos, como minha empresa familiar, que transformamos na 5ª maior fabricante de armas de fogo pequenas, atendendo mais de 60 países nas áreas civil e militar/de aplicação da lei. 

  1. Quais são os diferenciais que a Canik oferece ao mercado?

Muito conhecida como fabricante de pistolas nas instalações de Samsun/Turquia e West Palm Beach/Flórida, a Canik também possui capacidade de fabricação de canhões de médio calibre e variações de HMG M2 12,7X99mm em Ascot/Reino Unido e Turquia e também RCWS e soluções de integração para plataformas terrestres, navais e aéreas.

A Canik não fabrica apenas as armas da melhor qualidade ou os melhores gatilhos do mundo, fornecemos todas as necessidades de A a Z aos usuários finais e aos nossos valiosos clientes. Fornecemos a melhor arma, uma ampla gama de acessórios para personalizar a arma, coldres de serviço, coldres de competição, diferentes tipos de miras reflexas para diferentes finalidades, supressores, carregadores sobressalentes, peças OEM (“Fabricante Original de Equipamento”, em tradução livre) e armeiros certificados pela Canik Academy para suporte técnico. Não esquecemos a empresa após a venda, acompanhamos nossos produtos e nossos clientes. Criamos inovação e alta tecnologia.

  1. Quais são as perspectivas da Canik para o ano atual? Existem inovações ou projetos em andamento que você possa destacar?

Neste ano, durante o evento Shot Show em Las Vegas, a Canik teve o orgulho de anunciar a próxima evolução em sua família de armas de fogo com a TTI Combat! Esta colaboração histórica entre Canik e Taran Tactical Innovations é um marco importante para ambas as empresas, bem como para a indústria de armas de fogo como um todo. 

A Canik TTI Combat! possui recursos personalizados prontos para o uso, criados pelo campeão mundial de tiro, mestre armeiro e fundador da Taran Tactical Innovations, Taran Butler. Instrutor muito conhecido do ator Keanu Reeves nos filmes épicos e lendários de John Wick, Taran trouxe ao mercado alguns dos acessórios e armas de fogo mais inovadores da indústria em décadas, e essa arma mais uma vez mostra seu talento único. Em apenas quatro dias, já vendemos 10 mil peças nos Estados Unidos.

  1. Como se sente ocupando uma posição tão importante num cenário ainda majoritariamente masculino?

A vida profissional e todos os setores são desafiadores para as mulheres. Aceito todos os desafios e dificuldades não como reclamação, mas para converter a mim e ao meu caráter, me transformando em uma mulher de negócios melhor e mais forte. Ao contrário dos homens, eu melhoro a mim mesmo e aos meus negócios usando o sexto sentido e os talentos que Deus deu às mulheres como uma vantagem. Nós, mulheres, somos capazes de antecipar ameaças e também oportunidades. Vamos usar nosso talento para fazer crescer os nossos negócios e não apenas os nossos filhos.

  1. Como a presença de mulheres na liderança da indústria de armas de fogo pode contribuir para a inovação no setor?

Acredito que minha liderança feminina traz equilíbrio e harmonia às nossas equipes, prever ameaças e oportunidades traz confiança. Nossos parceiros locais desempenham um grande papel no desenvolvimento de nossa marca e de nossas vendas, como é o caso da empresa CBA no Brasil. Selecionar os parceiros certos, cooperar com eles numa comunicação saudável com objetivos e benefícios comuns depende da minha vibração feminina.

Uma vez que lideramos o setor, as nossas responsabilidades sociais também crescem. Hoje, a Canik, sob a minha liderança, executa o programa “Canik Superior World”, dando total apoio aos princípios do Pacto Global da ONU para um mundo melhor e mais verde, fontes de energia sustentáveis, elevando o bem-estar econômico e a educação de alta qualidade para todos num mundo em que todos os gêneros são iguais. 

  1. Como está sendo essa experiência de participar do Shot Show? Qual a importância desse tipo de evento para a Canik?

O Shot Show, que acontece todos os anos em Las Vegas, é a exposição internacional mais importante da Canik. Como é nos Estados Unidos, o maior mercado do setor de defesa e também onde temos uma unidade industrial,  é a plataforma onde anunciamos nossos novos modelos e novidades e informamos os usuários finais sobre nossas últimas inovações.

  1. A Canik está no Brasil há pouco mais de um ano. Quais são as expectativas de expansão da marca no mercado brasileiro? O que os brasileiros podem esperar num futuro próximo?

Há muito tempo, esperamos conhecer amantes de armas e da Canik no Brasil. Finalmente, tivemos a oportunidade de concretizar nossos pontos fortes, sonhos e objetivos com uma equipe forte e experiente que tem a mesma visão que nós. Com a empresa CBA, estamos prontos para conquistar o mercado brasileiro com toda velocidade e potência, tanto nas licitações governamentais quanto no mercado civil. Em 2024, o Brasil deverá estar pronto para conhecer a Canik Superior Firearms, armas de fogo de qualidade superior. 

artigos relacionados

categorias

conteúdo exclusivo

Redes