No dia 17 de julho, a “Brigada Fornovo di Taro”, uma das Forças de Emprego Estratégico (FEE) do Exército Brasileiro (EB), passou a contar com uma companhia de precursores (Cia Prec). A solenidade de incorporação do Núcleo da 2ª Companhia de Precursores à Brigada foi realizada no Forte Ipiranga, sede do 6º Batalhão de Infantaria Leve (6º BIL), em Caçapava (SP), com a presença do comandante do Exército.
Em 2023, por intermédio do Planejamento Estratégico 2024-2027, o EB decidiu implantar uma Cia Prec na então 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), em maio de 2024, foi criado o Núcleo da 2ª Cia Prec, sob o comando do capitão de Infantaria Filipe Lomba Resende, com a movimentação de oficiais e praças especializados para a guarnição de Caçapava (SP) e a formação dos primeiros cabos e soldados auxiliares de precursor.
No período de 2 a 8 de junho deste ano, durante a Operação Aratu IX, ocorreu o primeiro emprego operacional do Núcleo, quando a equipe de precursores operou uma zona de pouso de helicópteros e realizou ações de inteligência, reconhecimento especializado, vigilância e aquisição de alvos em proveito da Força-Tarefa Aeromóvel Itororó.
A incorporação representa um marco para o Exército, à luz dos novos conceitos de emprego, especialmente em cenários complexos e de alta intensidade. A subunidade irá agregar novas capacidades, não somente para a grande unidade aeromóvel, mas também ao Comando de Aviação do Exército, à 2ª Divisão de Exército e ao Comando Militar do Sudeste (CMSE).
Fonte: Tecnologia e Defesa
Foto EB