Shot Show 2024: a maior feira de armas, munições e acessórios do mundo

A edição 2024 do Shot Show realizada pela NSSF — The Firearm Industry Trade Association —, entre os dias 22 e 26 de janeiro, em Las Vegas, nos Estados Unidos, foi um sucesso. A feira de tiro, caça e atividades ao ar livre chegou à sua 46ª edição e contou com mais de 55.400 profissionais do setor. 

Com um espaço de exposição ampliado, um número recorde de expositores e uma série de novos recursos e oportunidades de networking, o Shot Show 2024 foi considerado o maior até o momento, movimentando cerca de 88 milhões de dólares na economia de Las Vegas. Mais de 2.600 empresas exibiram produtos e serviços em estandes cobrindo mais de 250 mil metros quadrados e atraindo participantes de 117 países e de todos os 50 estados americanos.

“A energia no salão do Shot Show este ano foi extraordinária”, disse Chris Dolnack, vice-presidente sênior e diretor de clientes da NSSF. “O feedback que recebemos de nossos expositores e participantes tem sido incrível, e não conseguimos agradecer o suficiente a todos eles por nos ajudarem a tornar o evento o que ele verdadeiramente é: a maior feira comercial do mundo”. 

A Tactical Gear Imports, empresa de importação de armas de fogo, munições, insumos e equipamentos para recarga de munição, artigos esportivos e demais acessórios para prática do tiro desportivo e para a segurança pública e privada, também participou do Shot Show. “Estar presente em um evento desse porte é uma experiência única para que as empresas possam se conectar, fechar novos negócios e conhecer produtos e serviços inovadores. É, de fato, a maior feira de armas e munições do mundo”, garante a diretora Kelly Oliveira. 

O advogado criminalista, especializado em legislação de armas e porte federal, Marcelo Garcia Barazal, também conhecido no mundo do tiro como Dr. Beretta, esteve presente e relata a experiência como única e incrível. “A feira realmente é gigantesca. Para se ter ideia da dimensão e da proporção do tamanho dessa feira, para visitar todos os estandes você poderia permanecer, no máximo, por 10 segundos em cada um deles”.

“Como vocês sabem, eu sou embaixador da Beretta no Brasil, então, sou muito ligado à marca, mas a gente acabou conversando com praticamente todos os grandes players do mercado. O Shot Show é uma oportunidade de a gente dialogar com vários empresários, conhecer várias empresas do setor de armas e munições. Vimos muitos lançamentos, muita inovação, é uma indústria pujante no mundo inteiro”, acrescenta. 

Novidades e lançamentos

O evento é considerado um espaço único para o lançamento de produtos. Quem esteve presente pode notar a grande chance de interagir, conectar, impulsionar os negócios e ampliar a comercialização. “Todo ano há novos equipamentos, novas óticas, novos dispositivos para experimentar. É ótimo para o networking, proporcionando-nos a oportunidade de nos reunirmos com vários departamentos e agências diferentes”, conta Kevin Boyd, da C&G Holsters. 

Nesse sentido, o Shot Show apresentou o novo Pavilhão Empresarial de Tiro com Arco, exibindo exposições dos principais fabricantes e fornecedores da indústria de tiro com arco. O espaço proporcionou um ambiente focado para varejistas de tiro com arco e profissionais da indústria explorarem as últimas tendências, produtos e possibilidades de negócios nesse setor.

Eric Griggs, proprietário e presidente da GAS Bowstrings, comemora sua primeira participação no evento. “Este é o nosso primeiro ano aqui. Tem sido gratificante perceber que muitos já têm o departamento de tiro com arco ou estão pensando em adicioná-lo. Como todo mundo vem ao Shot Show, é conveniente ter uma seção específica para tiro com arco aqui. Imagino que essa seção realmente decolará nos próximos anos”. 

Homenagens 

Durante o evento, a NSSF anunciou seus indicados ao Hall da Fama de 2024, homenageando três líderes da indústria que deixaram marcas indeléveis na indústria e nos esportes de tiro. Os homenageados deste ano foram Don Gobel, Grits Gresham e Bob Morrison. 

Além disso, apresentou sua maior homenagem – o prêmio Ken Sedlecky pelo conjunto de sua obra – a Steve Hornady, presidente da Hornady Manufacturing Company, por seu compromisso de longo prazo com o sucesso da indústria e seu apoio à missão da NSSF de promover, proteger e preservar a caça e o tiro esportivo.

O Hall da Fama do NSSF foi lançado no Shot Show 2020 para homenagear os líderes da indústria por suas contribuições ao NSSF, ao evento e à herança do tiro ao alvo e da caça nos Estados Unidos. 

Showcase de fornecedores

O Shot WeekSM Supplier Showcase, um evento de dois dias e um componente-chave do Shot Show, foi amplamente aclamado por seu sucesso em conectar fornecedores com fabricantes, promovendo a colaboração e impulsionando a eficiência em toda a cadeia de suprimentos. Este ano contou com mais de 560 fornecedores terceirizados OEM (fabricantes originais de equipamentos), reunidos com fabricantes expositores, explorando suas necessidades de extrusões, fabricação, tecidos, máquinas, metal, plásticos, software, suporte logístico e ferramentas.

“Ter fornecedores disponíveis é um grande negócio porque agora tenho diferentes opções de produtos que não tinha anteriormente”, salientou James Mark BusBee, da CSAT Tactical Shooting Supply.

Ron Natale, da Precision Laser Technology, ressaltou a importância de participar do evento. “Você precisa vir ao Shot Show para ver as melhores e mais recentes tecnologias, novos designs e quais são as necessidades das pessoas, para que possa fornecer-lhes uma boa solução para o lançamento de seus produtos”. 

“Viemos para encontrar novos fornecedores em potencial, nos reunir com todos os nossos fornecedores atuais e obter novas ideias e insights sobre as tendências do setor. É um dos shows mais importantes para nós”, concluiu Petra Polson, da Benchmade Knife Co.

Triggers Magazine

Pela primeira vez em um evento internacional, a Triggers Magazine participou da edição 2024 do Shot Show. Na ocasião, a equipe da revista esteve presente para apresentar as edições aos participantes da feira. 

Demetrius Oliveira, diretor comercial da Triggers, aposta que o evento é o momento ideal para apresentar um novo veículo de comunicação específico para o mercado de armas de fogo. “Enfrentamos muitos desafios durante o último ano e começamos 2024 em grande estilo aqui no Shot Show apresentando ao mundo nossa revista. Esperamos que seja o começo de uma mudança para o setor e que a Triggers seja porta-voz de notícias boas para o segmento”. 

“Nosso objetivo é compartilhar a realidade brasileira por meio das histórias dos nossos atletas, atiradores e demais profissionais do meio. Além de informar sobre as mais recentes legislações”, acrescenta Demetrius.  

Dr. Beretta reforçou a importância de o mercado brasileiro oferecer ao mercado mundial uma nova publicação. “Essa é uma oportunidade de promover nossa cultura e disseminar informações confiáveis e de qualidade para que possamos acabar com essa ‘demonização’ que existe por trás das armas de fogo. Com a Triggers Magazine, isso será possível”. 

*Com informações da Diretoria de Comunicação da NSSF

  • Histórico dos homenageados

Gobel foi presidente e CEO da Browning Arms Company e da Winchester Repeating Arms. Foi também presidente do Conselho de Governadores da NSSF e liderou várias lutas legislativas controversas durante a administração Clinton, enquanto as leis sobre armas tentavam se tornar mais rígidas. Caçador apaixonado, ele aposentou-se da Browning and Winchester Repeating Arms em 2001 e faleceu em 2023 aos 88 anos. 

Gresham era conhecido por milhões de pessoas simplesmente como “Grits”, serviu no Corpo Aéreo do Exército dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, atuou como editor de atividades ao ar livre do Shreveport Times, eventualmente conseguindo o cargo de apresentador da icônica série de televisão The American Sportsman na ABC e atuando como editor de tiro da Sports Afield por 26 anos. Com uma personalidade humorística, ele se tornou um dos escritores de atividades ao ar livre mais reconhecidos do país, ao mesmo tempo que se destacava como fotógrafo talentoso e apresentador de TV. Neste último empreendimento, seu trabalho incluiu esforços com o NSSF nas décadas de 1980 e 90, quando apresentou os especiais Where to Hunt e Where to Shoot na ESPN e a série Shooting Sports America no horário nobre da ESPN. Recebedor do prêmio NSSF Ken Sedlecky pelo conjunto de sua obra, Gresham faleceu em 2008 aos 84 anos de idade.

Morrison teve uma longa carreira na indústria de armas de fogo, marcada por sua longa gestão como CEO e presidente da Taurus International Manufacturing. No comando da fabricante de armas, Morrison trouxe energia e inovação com alguns lançamentos de produtos bem conhecidos na Shot Show. Ele fez parte de um esforço que trouxe uma parceria estratégica entre sua empresa e a National Rifle Association, que impulsionou a participação no tiro esportivo. Morrison também foi membro do conselho da NSSF e recebeu o prêmio Ken Sedlecky pelo conjunto de sua obra da NSSF.

Steve Hornady

Steve Hornady é o presidente da Hornady Manufacturing, localizada em Grand Island, Nebraska. Atirador de longa data e caçador ávido, ele viajou e caçou em todos os continentes, com exceção da Antártida. Steve caçou extensivamente na África, mas seu verdadeiro amor é a busca pela caça de montanha do mundo, incluindo mais de vinte espécies de ovelhas, cabras e íbex do mundo que estão em sua coleção.

Seu papel de liderança na indústria de tiro, caça e manufatura resultou em vários prêmios, incluindo, entre outros, o Esportista do Ano do Sportsman Channel de 2013, o Empresário do Ano do SHOT, o Prêmio NRA Pioneer e a Academia da Indústria de Tiro. Prêmio de Excelência. Steve atualmente atua no conselho da National Rifle Association e da National Shooting Sports Foundation, e é ex-presidente e atual membro do conselho do Sporting Arms And Ammunition Institute.

artigos relacionados

categorias

conteúdo exclusivo

Redes